AEPORT - Associação Eneagrama de Portugal

TODOS OS MESES, ONLINE, COM ENEAGRAMA!

Cumprindo um dos seus maiores propósitos, a divulgação do Eneagrama em Portugal, a AEPORT criou uma agenda de Eventos Online, que incluem: Palestras Temáticas, Mesas Redondas e Fóruns de Perguntas e Respostas.

Com oradores e convidados nacionais e internacionais , vamos ampliar a aprendizagem e crescimento, em vários temas.

As Palestras temáticas têm um valor simbólico, de 10 Eur, para não associados. As Mesas Redondas e os dias dedicados às Perguntas e Respostas, são gratuitos para associados e não associados.

Caso deseje associar-se, veja as condições: Ser sócio.

 

16 SETEMBRO

PALESTRA TEMÁTICA – O ENEAGRAMA NA LIDERANÇA

Há muitos estilos de liderança e todos são válidos e complementares. Todos somos e poderemos ser excelentes líderes.

Serão abordadas as características base associadas à Liderança. Para que serve o Eneagrama nesta óptica e desenvolvimento da linha de pensamento de Eneagrama como Mapa PSICOESPIRITUAL e instrumento de compaixão por nós próprios e pelos outros.  Relação entre Personalidade e Essência onde o ganho de consciência do que nos faz de facto crescer em humanidade e Amor são os elementos essenciais, para assumirmos a Liderança que faz sentido, momento a momento.

Traços da Liderança quando estamos na Personalidade e em especial quando estamos em stress. / Estratégias de Gestão de conflito e de diálogo transformador.

Contributo dos Instintos, ganhando consciência do que nos falta e do que temos em excesso – como isso envieza a nossa percepção da realidade e relacionamentos, base da tomada de decisão do líder.

 

ANA SOUSA

Formadora de Eneagrama (membro do Instituto Eneagrama Shalom – IESH) e facilitadora de processos de desenvolvimento pessoal. Executive Coach na WIF Partners, (Coaching Ontológico). Licenciada em gestão de Empresas pela UCP, mais de 25 anos de experiência e desafios na vertente da liderança em empresas, projetos, associações e desenvolvimento pessoal. Tendo trabalhado em empresas como Império Seguros (hoje Fidelidade), Pepsico (Matutano); TV Cabo/ ZON (hoje NOS), e nos últimos 6 anos na WIF Partners da qual é sócia fundadora.

O Eneagrama é uma paixão e conhecimento que desenvolve há mais de 20 anos tendo-a acompanhado na maioria da sua carreira profissional, desenvolvimento pessoal e familiar, é um dos conhecimentos que utiliza nos seus processos de coaching. Em 2017  iniciou-se na área do desenvolvimento pessoal, como formadora de Eneagrama. Desde então tem desenvolvido vários trabalhos com empresas e com jovens (VPQ- Viver para quê, adaptação do programa PQV- Para quê Viver,  para jovens desenvolvido no Brasil por Domingos Cunha/IESH Brasil).

 

 

14 OUTUBRO

PALESTRA TEMÁTICA – ENEAGRAMA E PSICOLOGIA ANALÍTICA

PAULA PRANTO E PEDRO MENDES

O Eneagrama e os Complexos, segundo Carl Jung.

“O conceito de complexo é central na Psicologia Analítica. Depois de Carl Gustav Jung ter desenvolvido este conceito no inicio do século XX, este passou do jargão psicológico e psiquiátrico para a linguagem comum. Como Jung escreveu em 1934: „Todos sabem hoje em dia que as pessoas ‘têm complexos’. O que não é tão bem conhecido, embora teoricamente muito mais importante, é que os complexos nos podem ter a nós“.

Compreender o conceito de complexo ajuda a perceber a unidade psicossomática que somos, assim como o poder dos padrões de comportamento e atitudes que nos caracterizam e que tantas vezes gostaríamos de mudar. A proposta é pensarmos os noves tipos de consciência do Eneagrama à luz da teoria dos complexos de Jung”.

 

PAULA PRANTO

Licenciada em Gestão de Empresas, com mais de 20 anos de carreira empresarial em Formação e Gestão de Equipas, Negociação e Franchising, é consultora desde 2010, com vasta experiência de Coaching Individual, de Equipas e Coaching Motivacional.

Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL), pela ABNLP (American Board of Neuro-Linguistic Programming).

Apaixonada por Eneagrama, inicia o seu percurso com formação na Escola da Tradição Narrativa (Ellen Palmer e Dr. David Daniels), tornando-se Enneagram Accredited Professional e Membro Profissional da IEA Global (International Enneagram Association).

Pratictioner em Programação Neurolinguística (PNL), pela ABNLP (American Board of Neuro-Linguistic Programming); Practitioner em Time Line Therapy ® ;Coaching Certified Professional; Coaching Professional Certified;

No seu desejo de difundir e elevar o conhecimento do Eneagrama em Portugal, foi sócia fundadora e é a atual presidente da AEPORT – Associação Eneagrama Portugal.

É ainda a autora de 2 livros sobre Eneagrama: “Foco e Eneagrama” e “Self Coaching com Eneagrama”.

 

PEDRO MENDES

Psicólogo Clínico desde 2009 (MS.c. em Psicologia, Psicoterapia e Aconselhamento, ULHT, Lisboa). Com um interesse particular em Psicologia Profunda, rabalha com a Psique nas suas dimensões pessoais e transpessoais (MA in Jungian and Post-Jungian Studies, UE, UK).

Psicoterapeuta e Psicanalista Junguiano (C. G. Jung Institut, Zürich), trabalha maioritariamente com adultos em consultório psiquiátrico e consultório privado (presencialmente e online).

Formador em Psicoterapia Analítica e co-fundador do Núcleo Português de Estudos Junguianos. Consultor e Formador em Tipologia Psicologia segundo Jung (Gifts Compass, Inc.). Vive desde 2013 na Suíça, depois de ter vivido três anos no Reino Unido (2010-2013).

Membro permanente da Ordem dos Psicólogos Portugueses; Membro da Federação Suíça de Psicólogos, FSP Accredited Member  do C. G Jung Institut, Zürich
Membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology)

 

 

18 NOVEMBRO

PALESTRA TEMÁTICA – AS TRÍADES OCULTAS

O símbolo do Eneagrama contém em si outras tríades para além da que une os pontos 3, 6 e 9. São “Tríades Ocultas”. Esquecidas nas areias de Alexandria há mais de 2000 anos, elas revelam a forma como nos perdemos no mundo. De onde fomos incitados a fugir na infância para construir uma persona funcional na vida que vivemos no presente.

As tríades também abrem caminhos para a forma como percecionamos e nos relacionamos com o mundo

Sabemos que o primeiro passo é descobrir onde estamos. Isso tem a ver com o nosso processo de descoberta e identificação com o ponto onde nos enraizámos – o nosso Tipo. Mas também sabemos que isto é apenas o ponto de partida na aventura do autoconhecimento de nós mesmos. A partir daí, precisamos descobrir onde foi que nos “perdemos” e qual o ponto de consciência que nos pode ajudar a reconectar com a nossa Essência, num regresso a casa.

 

RICARDO LARANJEIRA

Licenciado em Comunicação Empresarial, Certificado como Professional Coach e Eneacoach (Coaching com Eneagrama), Master em PNL – Programação Neurolinguística reconhecido pela IA-NLP, Consultor em Panorama Social Mental e Terapeuta Transpessoal, Participante do EPTP – Enneagram Professional Training Program, Certificado em Enneagram Pathways: Instincts and Subtypes com Beatrice Chestnut e Uranio Paes, Em processo de Certificação Profissional da CP Enneagram Academy.

Formação complementar em Psicodrama, Way of Council, Influência de Excelência, Master Alive Relationships, Análise Transaccional e Storytelling. 

Autor do livro Viver sem Ansiedade – Agora e para Sempre, é também o fundador da Comunicação Mais Eficaz atuando como Formador, Consultor e Coach, quer em contextos empresariais como pessoais, na área comportamental e do Desenvolvimento Pessoal e Humano. 

No seu projeto pessoal Men’s Evolution atua como Second-life & Wellness Coach dando suporte e facilitando o processo de transição entre o que se é e já não se quer ser mais e o que ainda não se é e se quer vir a ser.